Olá, Nefalem!

Sempre que eu vou começar um novo personagem, eu fico me perguntando se eu de fato conheço tudo o que o jogo pode me oferecer em funcionalidades, se de fato as coisas ficam claras logo que a gente começa a jogar… Porque quando eu comecei a jogar, eu já tinha uma ideia de algumas coisas por já haver jogado o D2, e como foi justamente no lançamento e eu tava tão ansiosa que nem me lembro direito. Daí eu fico pensando: “será que todo mundo que começa a jogar se familiariza logo com as mecânicas e com o que fazer?

Por isso o assunto de hoje é um tema óbvio e bem básico, porém necessário para quem está começando a jogar. Pretendo falar dos tipos mais usuais de itens que a gente encontra. Se você começou a jogar Diablo 3 a pouco tempo, esse post pode ser bastante útil! Se você já brinca em Santuário a mais tempo, talvez não se interesse muito pelo que vamos falar… mas fica… eu escrevi com tanto carinho…

COMO EU EQUIPO O MEU HERÓI E ONDE GUARDO AS MINHAS COISAS?

O Inventário é o local onde o seu personagem guarda os saques feitos e onde é possível ver os equipamentos que ele está usando, os atributos e onde podemos seguir para ver a distribuição dos pontos de excelência. Também é lá que vemos de quanto ouro dispomos e quantos estilhaços sangrentos coletamos. Há duas maneiras de visualizar o seu inventário, uma é através da barra de ações clicando no ícone que parece uma pessoa. Outra forma é usando o atalho “I”, de inventário..

O inventário nos dá um resumão do personagem e clicando em DETALHES é possível ver melhor como se compõe cada conjunto de atributos e informações. Elas não são apenas dados curiosos, através deles você pode saber que ponto da sua estratégia precisa ser fortalecido. Por exemplo, se o seu personagem tem um bom dano de acerto crítico mas a chance de ele causar um acerto crítico está muito baixa, talvez seja a hora de engastar uma pedra verde na arma. Lembre que cada estratégia vai requerer mais ou menos de algum atributo.

ITENS, ITENS E MAIS ITENS!

Nessa sessão a gente quer falar rapidamente sobre os tipos de itens que você irá encontrar passeando por Santuário. E eles podem ser classificados assim: Armaduras, Armas, Consumíveis, Gemas, Ofício e Tinturas. Antes de falar dos tipos de itens em si eu gostaria de falar um pouco sobre a qualidade dos itens.

QUALIDADE DOS ITENS

Quando estamos jogando e abrimos um baú, quebramos um barril ou jarra, inspecionamos um cadáver ou matamos monstrinhos, existe a possibilidade de droparem (caírem) itens. Quando isso acontece você já deve ter observado que os nomes do itens (ou o ícone), vem com diversas cores e isso tem relação direta com a qualidade do mesmo.

  • ITENS COMUNS – são aqueles que dropam com a cor branca e significa que são itens sem nenhum atributo especial. São os mais fáceis de dropar e com os quais podemos contar no início da jornada. Quando destruídos no Ferreiro eles se transformam em Peças Reutilizáveis que podem ser usadas para forjar outros itens.
  • ITENS MÁGICOS – são aqueles que dropam com a cor azul e significa que possuem propriedades mágicas além dos atributos básicos do item. Seu drop não é tão fácil quanto o dos itens comuns, mas quando equipados eles nos deixam mais fortinhos, destemidos! Quando destruídos no Ferreiro esses itens se transformam em Pó Arcano que também é usado para forjar itens.
  • ITENS RAROS – são aqueles de cor amarela e significa que ele tem muitas propriedades úteis. Como o nome já diz, o seu drop não é tão fácil, portanto não espere que ele caia dos decaídos que você matar na dificuldade normal. Quando destruídos no Ferreiro eles se transformam em Cristal Velado e são muito necessários para forjar bons itens.
  • ITENS DE CONJUNTO – são itens raros de cor verde e que possuem bônus extras quando você equipa mais de um do mesmo conjunto. Esses itens tem chance de drop quando ainda estamos no início da jornada, entre os níveis 20 e 30, podendo alguns ser confeccionados no Ferreiro e fazem toda a diferença! Quando eles dropam fica um asterisco verde marcado no mapa, além de um feixe de luz verde saindo do item e um grande estrondo que faz ao cair. Quando destruídos, de acordo com a qualidade, se transformam em matérias-primas diversas.
  • ITENS LENDÁRIOS – são os itens da alegria! Quando você ouve um barulho diferente no jogo, parecendo que uma bigorna caiu, e vê aquele feixe de luz laranja ou aquela estrelinha no mapa, comemore! O nome desses itens tem cor laranja-dourado e tem todo esse efeito especial, que eu descrevi, quando eles dropam (É o jogo nos ajudando a não deixar de pegar um item especial assim o/). Os atributos desses itens são sempre muito superiores aos dos demais já citados e alguns trazem ainda algumas propriedades únicas. Quando nos arriscamos em dificuldades a partir do Suplício I, temos ainda a chance de que ele caia Lendário Ancestral, o que significa que é o item lendário com os atributos e propriedades em valores muito altos. Quando destruímos esse item (calma! Às vezes é preciso!) ele se transforma em Alma Esquecida, que é uma matéria prima bem importante.

ARMADURAS

Armaduras conferem, prioritariamente, proteção para o seu personagem. Elas podem ser equipadas em cabeça, ombros, torso, antebraço, mãos, cintura, pernas e pés. Quanto maior for a sua quantidade de armadura, maior será a quantidade de dano que o seu personagem será capaz de suportar. Os escudos tem um comportamento interessante, para a maioria dos personagens ele funciona com armadura, mas para o Cruzado, que pode atacar com o escudo, ele também serve de arma. Alguns itens da armadura (cabeça, torso, pernas, segunda mão) podem vir com espaço para engastar gemas e vamos falar sobre elas mais abaixo.

ARMAS

Armas afetam diretamente a qualidade do dano que o seu personagem causa. De acordo com o tipo de personagem escolhido ele vai preferir usar tipos distintos de armas. As armas podem ser de uma mão ou de duas mãos e atacar de curta, média ou longa distância. Além disso as armas podem causar tipos diferentes de danos, assim como as habilidades dos personagens. Nesse caso, fique atento ao tipo de dano no qual o seu personagem está focando, isso ajuda a escolher melhor. Alguns itens que podem ser equipados na segunda mão também são usados para causar ou aumentar o dano e as habilidades (os mojos dos feiticeiros, as fontes para arcanistas, aljavas para caçadores de demônios e os escudos para os cruzados). Não esqueçamos que alguns personagens podem equipar duas armas, como o bárbaro, o monge e o caçador de demônios.

JOIAS

Apesar das joias se classificarem como um tipo de armadura, acho que convém falar sobre elas em separado. As joias não são simples adornos decorativos, tratam-se de itens com qualidade variando de Mágicos a Lendários e que contribuem para fortalecer o seu personagem melhorando seus atributos ou fornecendo bônus de habilidades específicos. O personagem pode equipar um amuleto e dois anéis, um em cada mão.

GEMAS

As gemas são itens que podem ser engastados em outros itens conferindo qualidades ao item no qual foi inserida. Temos dois tipos de qualidade de gemas, as comuns e as lendárias:

  • GEMAS COMUNS – podem ser inseridas em qualquer iten engastável (cabeça, torso, pernas, armas, itens de segunda mão e joias), elas dropam à medida que você joga e podem ser aprimoradas no artesão de joalheria. São elas: Ametista, Diamante, Esmeralda, Rubi e Topázio. Essas gemas também são usadas em receitas encantamento de itens, lá com a Mística.
  • GEMAS LENDÁRIAS – só podem ser inseridas em jóias engastadas. Essas gemas dropam quando finalizamos as fendas maiores dentro de 15 minutos, até que tenhamos pego todas. As gemas lendárias concedem habilidades específicas e podem ser aprimoradas sempre que completamos fendas maiores em menos de 15 minutos. Elas também podem ser usadas no Cubo de Kanai para inserir atributos básicos em qualquer item de qualidade lendária.

ITENS ESPECIAIS DE SEGUIDORES

São itens exclusivos de uso de cada seguidor que conferem atributos especiais aos mesmos. A qualidade desses itens varia entre mágico, raro e lendário. Para saber mais sobre os seguidores, clique aqui.

  • Enfoques da Sibila
  • Relíquias do Templário
  • Símbolos do Vigarista

Além desses itens ainda existem as poções, as tinturas, os materiais de ofício usados no Ferreiro e outros tantos como as peças que caem das Máquinas Infernais. Espero que essas informações possam facilitar a sua vida enquanto mata montrinhos do Inferno Ardente!

A gente se esbarra em Santuário, Nefalem!

Guia por Kafka