O post a seguir se completa muito bem com o nosso guia de itens! Se você ainda não viu, super recomendo.

Olá Nefalém!

Hoje vamos falar sobre os artesãos e entender como eles podem ser úteis na nossa jornada por Santuário. Os Artesãos são NPC’s (Non-player character ou personagem não jogável) cujas habilidades específicas de cada um serão muito úteis na evolução do nosso personagem ao longo da história. Cada artesão entra na história num momento diferente e a lealdade de cada um é conquistada quando os ajudamos em missões específicas. A partir desse ponto os artesãos migrarão com você para cada ato da história e estarão disponíveis para ajudar o seu personagem na jornada, depois disso eles sempre estarão disponíveis para qualquer personagem daquele mesmo modo de jogo história (softcore ou hardcore).

No modo Aventura todos os artesãos já estão disponíveis desde o início, mesmo que você tenha nível 1

Atualmente no jogo temos três artesãos disponíveis: Haedrig (O Ferreiro), Shen (O Joalheiro) e Mírian (A Mística). O Ferreiro irá lhe ajudar produzindo e reciclando armas e armaduras, o Joalheiro irá lapidar gemas cada vez mais poderosas além de ser capaz de criar anéis e amuletos, a Mística poderá lhe ajudar a ficar mais na moda, transmogrificando os seus itens equipados e deixando-os mais letais ao encantar os seus itens trocando as propriedades. Ao resgatá-los da primeira vez, cada artesão começa no jogo com nível 1 e pode ser aprimorado até o nível 12. Cada nível de aprimoramento irá liberar habilidades avançadas de artesanato e também gerará modificações visuais em cada oficina.

Haedrig Haedrig Eamon – o Ferreiro

O ferreiro é um artesão cuja habilidade consiste em fabricar armas e armaduras, além de ser capaz de destruir itens que você não quer e transformá-los em matérias primas que, em ocasião oportuna, podem ser utilizadas no próprio artesão para confecção de novos itens, ou para encantar itens na Mística ou até nas receitas do Cubo de Kanai. As habilidades desse artesão podem melhorar bastante os atributos do seu herói, seja por lhe fornecer armaduras mais resistentes e com melhores propriedades, seja por torná-lo mais efetivo no combate com armas melhores.

Seja no começo da progressão do seu herói, seja em qualquer tempo quando você percebe que não está conseguindo matar e se manter vivo como deveria, convém visitar o Headrig e tentar forjar outros itens. Mesmo que você esteja usando um item lendário durante a progressão até o nível 70, é possível que apareçam itens raros que seja melhores do que os itens lendários que você está equipado.

O Ferreiro pode fabricar itens de todas a qualidades, desde a comum até itens lendários e de conjunto. Ele já vem equipado com muitas receitas, mas as receitas lendárias e de conjunto ele aprende à medida em que jogamos e elas dropam no jogo, seja dos monstros ou dos tesouros horádricos que recebemos nas caçadas do modo aventura. Quando achamos esses livrinhos, é só ensiná-las que ele já estará habilitado a fazer a receita desde que você tenha os materiais necessários. As matérias-primas usadas para forjar novos itens são adquiridas por drop no jogo ou pela reciclagem dos itens que você não quer.

Shen Shen, o Cobiçoso – o Joalheiro

As gemas em Diablo 3 são itens que servem para conferir outras habilidades a equipamentos engastados (quer sejam armas, armaduras ou jóias). Ao longo do jogo elas vão dropar em tamanhos e variedades diferentes e se quisermos melhorar a qualidade de uma gema para melhorar os atributos fornecidos por ela ou se quisermos desengastar uma pedra de um item sem precisar destruí-lo, iremos recorrer às habilidades do  Joalheiro.

As gemas concedem atributos variados de acordo com o tipo de gema e o local onde será inserida. Se você pretende ir longe no jogo, você precisará contar com elas seja para aumentar o valor do seu atributo principal, seja para aumentar o seu dano ou a sua resistência. Assim como para o Haedrig, o Shen também não conhece todas as receitas e algumas delas ele aprenderá à medida que droparem no jogo e você o ensinar.

Além de aprimorar gemas comuns e desengastar gemas em geral, o Joalheiro também cria anéis e amuletos  de diversos níveis, que são de qualidade rara e podem ser uma opção interessante enquanto você faz a sua progressão até o 70 ou mesmo quando você já chegou ao 70, mas ainda está na árdua caminhada por níveis de excelência expressivos. As outras jóias que ele forja são os anéis infernígneos (da destreza, da experiência, da força, da inteligência e da vitalidade) e os amuletos infernígneos (da destreza, da força e da inteligência), cujas receitas você compra da comerciante Espirro, no ato II, no Acampamento Oculto.

Mirian Mírian Jahzia – a Mística

As habilidades da Mírian podem parecer para alguns, num primeiro  momento, não muito úteis. Afinal, transmogrificar um item não é uma habilidade impactante na capacidade do seu herói de resitir ou de causar dano (apesar de que eu acho que estar de bem com a sua roupa ajuda muito a subir o moral em batalha =p). Mas os encantamentos são uma verdadeira maravilha que podem salvar aquele item certo que dropou pra você com os atributos nem tão certos assim.

Ao encantar um item, você estará trocando um atributo que não se adequa às funcionalidades da build que você está usando por um outro que você vai tentar “tirar na sorte”. O encantamento de itens melhora muito as suas chances de estar com os itens que você precisa, na qualidade que deseja e sem tanto sofrimento. Para encantar um item, fique atento se aquele atributo que você precisa está entre os atributos possíveis de rolar, nada mais frustrante do que descobrir depois de encantar o item que aquilo que você queria não tem chances de rolar…

Transmogrificar é mudar a aparência de algum item do seu equipamento por outra que lhe agrada mais. Entretanto é importante saber que só conseguimos transmogrificar um item por aparências que já sejam conhecidas dos nossos personagens, ou seja, itens que ele já pegou. De um modo geral significa que o item precisa dropar pra você para que você receba o transmog dele ou, caso seja um item ainda não-vinculado que um amigo permita que você pegue e devolva, apenas para adquirir o transmog (se faz muito isso com itens lendários que a gente quer apenas copiar a aparência). Fazendo itens no Ferreiro, somente aqueles que utilizam materiais de caçadas na sua composição conferem transmog. Portanto, se você quer ficar lindinho, um transmog sempre vai bem.

Acho que é isso!

A gente se esbarra em Santuário, Nefalém!

Guia por Kafka