X

Olá Nefalém!

Muitas vezes jogar Diablo se torna uma aventura um pouco solitária se você não tem amiguinhos que compartilhem da sua mesma paixão por estripar monstrinhos e vencer o mal. E não estou me referindo somente aos momentos em que estamos jogando, mas também aos momentos em que gostaríamos de ter pessoas com quem conversar sobre o jogo, discutir ideias e trocar experiências. Sabemos que as redes sociais podem ser úteis para isso, mas se você deseja mesmo estreitar laços e achar companheiros de batalha fiéis, vamos apresentar algumas funcionalidades de interação social que existem no jogo e que muitos não conhecem: os jogos públicos, os clãs e as comunidades.

JOGOS PÚBLICOS

Ao escolher o modo de jogo, além de escolher o modo de jogo e a dificuldade, também é possível escolher se deseja jogar um jogo particular, onde somente seus amigos e convidados podem ingressar, ou se deseja jogar um jogo público. Para quem ainda não tem um grupo certo para jogar ou para aqueles momentos em que os seu amigos estão curtindo outros joguinhos, essa é uma boa opção para conhecer novas pessoas ou para apenas não jogar sozinho, além de ganhar aquela experiência extra por jogar em grupo. Para criar jogos públicos, vá em “escolher modo de jogo” e clique na opção Jogo Público. É possível ainda atribuir tags que facilitam para os outros jogadores identificar melhor o seu interesse naquele momento como: “Procurando Chave”, “Fenda Maior”, “Caçadas”. Assim, fica mais fácil para que jogadores com o seu mesmo interesse ingressem no seu jogo e vice-versa.

COMUNIDADES

Se os jogos públicos te dão a possibilidade de encontrar pessoas com quem jogar, as comunidades te dão a possibilidade de encontrar pessoas com interesses similares aos seus. As comunidades costumam tem temáticas específicas e você pode pertencer a mais de uma comunidade e participar das discussões de todas elas. Nelas é possível conversar tanto sobre vários assuntos pertinentes ao jogo como também sobre assuntos da vida real. É possível aprender muito sobre o jogo trocando ideias nas comunidades existentes.

Usando o atalho shift+o você abre a aba sobre clãs e comunidades. Ao entrar em uma comunidade, você identifica a existência de três abas:

  • Notícias: onde é possível ver o número de pessoas que fazem parte daquela comunidade, últimas notícias e informações gerais;
  • Membros: onde é possível ver quem são os outros jogadores que participam dessa comunidade;
  • Configurações: visível a todos os participantes, mas só pode ser alterada por membros com permissões para isso.

Vale lembrar também que as comunidades não possuem um número máximo de participantes.

CLÃS

Os Clãs são espaços parecidos com as comunidades, por exemplo,  ambas possuem um canal de bate-papo específico, mas somente nos clãs é possível acompanhar o progresso dos amigos que estão jogando na mesma hora que você. É possível ver os itens lendários que eles pegam, pois isso aparece no canal de bate-papo exclusivo, como também é possível acompanhar o desempenho deles em Fendas Maiores, pois ao fechar uma fenda desse tipo, o tempo do participante também aparece no chat (assim como aparece o desempenho de quem está na sua lista de amigos. Essas dentre outras razões permitem que um clã gere um nível de relação interpessoal mais intenso, além do fato de que cada jogador só pode pertencer a um clã.

Sendo assim, a escolha por um clã vai implicar em um conjunto maior de interesses e afinidades, além da presença de amigos com os quais você vai estar interagindo com frequência. Para checar quais os clãs disponíveis, basta usar o atalho shift+o e procurar um clã. Alguns possuem comunidades em outras redes sociais além de canais de voz em aplicativos como Curse Voice, Discord e TeamSpeak.

Com essas dicas, eu espero que fique mais fácil encontrar amiguinhos.

A gente se esbarra em Santuário, Nefalém.