X

Olá Nefalém!

Nesse guia vamos falar um pouco sobre o que são e para que servem as builds z-dps. Como o próprio nome diz, são builds que não são focadas em causar dano mas em dar suporte aos jogadores que causam dano quando se está jogando em grupo. Elas são muito utilizadas no end-game, mas não seria correto entender essas builds como tendo simplesmente a função de dar mais sustentação ao grupo. Elas fazem isso, antes de tudo, mas na verdade elas são builds de utilidade e também podem fornecer buffs de dano importantes ao grupo ou debuffs aos monstros, como causar lentidão.

Jogadores que se identificam com esse estilo de jogo costumam ter outro personagem focado em dano para quando resolvem jogar sozinhos, uma vez que a melhor aplicabilidade dessas builds se dá em grupos, seja de dois, três ou quatro jogadores. Para decidir qual estratégia de suporte melhor se aplica ao grupo no qual você está, é importante identificar qual o foco da build do herói. Em composições onde os personagens de dano são capazes de causar muito dano rapidamente, o suporte pode se focar mais em controle de grupo e buffs de dano, por exemplo. Mas caso a sua composição seja mais eficiente causando dano constante ao longo do tempo, o suporte precisa contribuir para a sustentação da vida do grupo e se possível com debuffs para mitigar o dano recebido.

Por terem um foco bem diferente das builds convencionais, suas combinações de itens muitas vezes darão prioridades a itens que não parecem muito bons como a maça de uma mão Solanium, cujo poder lendário de geração de globos de vida é útil nas composições de suporte.

Entendendo como funciona

Para entendermos um pouco melhor como são essas builds, vou usar como exemplo o Bárbaro z-dps com Legado de Raekor e elencar alguns pontos que a diferenciam das demais builds de Bárbaro (até sugiro que abra a build em outra aba para entender melhor):

  • Um dos focos dela é em resistência e não em dano. Isso se percebe pois nos atributos dos itens é  necessário principalmente Vitalidade, preterindo totalmente Força. Essa é a mais forte característica de uma build z-dps, ela ignora totalmente os atributos que potencializam o dano e prioriza os que dão vida e resistência. Inclusive as gemas usadas serão o Diamante nas vestimentas e a Ametista na arma.
  • O outro foco é em controle de grupo. Ele sempre irá na frente atraindo e juntando os inimigos (Investida Furiosa e Lança Ancestral) além de os atordoar (Bate-Estaca).
  • Ela oferece buff de sustentação aos aliados. Aumentando a armadura dele e de seu aliados, bem como a chance de esquiva (Grito de Guerra com a runa Aviso do Veterano).
  • Ela oferece debuff aos inimigos. O dano causado aos heróis é mitigado enquanto o dano que os inimigos recebem é aumentado (Grito Ameaçador com a runa Hesitação).

Resumindo mais ainda pra não esquecer: 

  • As builds de suporte sempre irão priorizar vida e resistência em lugar do dano;
  • Elas usualmente são funcionais em controle de grupo;
  • Elas costumam oferecer buffs aos aliados e debuffs aos inimigos;
  • E portanto elas são muito, muito úteis para fazer fendas muito altas!

 

Agora não tem como se enganar!