X

Olá, Nefalem!

No post anterior a gente falou um pouco sobre como é calculado o seu dano base em Diablo. A gente até mostrou como fica a fórmula caso você mesmo queira fazer. Se você não viu esse post, clica aqui e dá uma lida. Se você já viu, hoje a gente vai falar um pouco sobre outros fatores que irão influenciar o seu dano, potencializando-o, se você souber aproveitar das suas habilidades. O objetivo real é que a gente consiga ter uma melhor noção do “estrago” que o nosso personagem está fazendo nos monstrinhos.

Os fatores são muitos e não tenho a intenção de transformar esse post em uma aula de matemática, mas não irei fugir dos números nas situações em que os considero necessários. O que eu quero é que ao fim de tudo a gente consiga entender como cada um desses aspectos vai ser relevante, ou não, de acordo com personagem e habilidades escolhidas.

Pra ficar mais didático eu resolvi trazer um personagem de jogo e vamos trabalhar nosso entendimento de alguns aspectos a partir dele:

potencial-dano1

O SEU DANO REAL AO ATACAR

O seu dano real é calculado baseado em todos os aspectos que influenciam diretamente no potencial do dano a ser causado. Ele, assim, como o seu dano base, também é o produto da combinação dos vários fatores de dano que são: Dano Base (que já subentende alguns fatores), Fator de Dano de Habilidade em Arma e Fator de Dano contra Elites. Com eles conseguimos ter uma noção real da letalidade do seu personagem.

Fator de Dano de Habilidade em Arma (WSDF): É comum vermos nas nossas armas algum tipo de acréscimo de dano específico em função do uso de determinada habilidade. Vamos considerar o herói acima que está utilizando Orbe Arcano com a Runa Órbita Arcana. Pela descrição essa habilidade causa 265% do meu dano de arma ao acertar. Mas o dano que uma habilidade confere a uma arma possui três subfatores a ser considerados:

  • O dano próprio da habilidade (WSD): é o dano que vem descrito a ser aplicado, no caso, 265% do dano da arma.
  • O bônus de habilidade conferido por itens (SDB): que é a soma dos bônus que os seus itens conferem para essa habilidade. No caso eu possuo três itens que me conferem bônus nessa habilidade, a soma deles dá 79%. Se houverem bônus de conjunto, eles também se somam aqui.
  • O bônus de habilidade elemental (EDB): que é o bônus que os itens me conferem para um determinado tipo de elemento, nesse caso, arcano. No caso desse personagem, eu não possuo nenhum bônus elemental, portanto o valor é 0%.

A fórmula será:

WSDF = WSD*(1+SDB)*(1+EDB) = 265%*(1 + 79%)*(1 + 0%) = 2,65*1,79*1 = 4,7435

O Fator de Dano contra Elites (EDF): Esse fator de dano deve ser considerado somente quando estamos lidando com elites. Esse valor é o que aparece como sendo o Bônus de Dano contra Elites lá nos detalhes do seu inventário. No meu caso o fator de Dano contra Elites é de 15%.

Então o meu dano real por segundo causado pela habilidade Orbe Arcano será:

RDdps = BD*WSDF

Não vamos calcular novamente o dano base pois já aprendemos isso no post passado e ele já está dado no inventário: 1.261.781 dps

RDdps = 1.261.781*4,7435 = 5.985.258,1735 dps

Se eu considerar, agora, o bônus de conjunto Obra-Prima de Delsere e considerar que usei essa habilidade dentro de Dilatação temporal, meu bônus de habilidade conferido por itens passa a ser de 2079%, sendo assim meu WSDF passa a ser 55,0935. Por fim, meu RDdps será 69.515.931,5235 (lindinho, né?!)

Agora imaginemos que todo esse dano do Orbe Arcano, dentro da Dilatação Temporal com o bônus de seis peças do Delsere está sendo causado a um grupo de elites.

potencial-dano2

Aí nós teremos:

RDaEdps = BD*WSDF*(1 + EDF)
RDaEdps = 1.261.781*55,0935*(1+15%) = 1.261.781*55,0935*1,15 = 79.943.321,252025

OTIMIZANDO O DANO

Agora que gente já entendeu como calcular, na prática, o dano que causamos nos monstrinhos em Santuário, eu queria falar um pouco sobre dois outros fatores que não potencializam o dano em si, mas contribuem otimizando o desempenho: a Redução de Tempo de Recarga (cooldown rediction – CDR) e o aumento percentual de Dano em Área.

A Redução do Tempo de Recarga: Boa parte das builds atuais levam em consideração a presença desse fator como importante na sua composição. Algumas habilidades que causam grande quantidade de dano, possuem um tempo de recarga alto, como o Arconte da Arcanista. Indiscutivelmente, diminuir esse tempo de espera para essas habilidades, otimiza o potencial de dano do personagem tornando-o mais letal. Portanto, quanto mais itens você possuir que te conferem redução de recarga, mais rápido você poderá ativar aquela habilidadezinha que vai te ajudar a pulverizar demônios.

O aumento percentual do Dano em área: Diferentemente da Redução de Tempo de Recarga, o aumento percentual de Dano em Área não está entre os queridinhos de todas as builds. Mas não se engane achando que por isso ele é desimportante, o percentual de dano em área indica a quantidade de dano que você causa ao redor do monstro que você está batendo. Isso quer dizer na prática que seu o meu percentual de dano em área é de 93%, sempre que eu estiver enfrentando mais de um monstro, terei 20% de chance de causar 93% do meu dano nos monstrinhos que estiverem dentro de um raio de 10 metros do monstro que eu estou atacando.

E eu acho que é só! Espero que tenha sido útil! Agora, me conta, como está o dano do seu personagem?

A gente se esbarra em Santuário, Nefalém!.