X

Olá Nefalém!!!

Para quem já vem do universo de jogos de RPG, esse termo já é um velho conhecido. Os atributos são as habilidades que cada personagem pode desenvolver a medida que evolui no jogo e ganha experiência. Quem jogou Diablo II (eu! eu! eu!) lembra que, independente da classe do herói, sempre que o mesmo subia de nível, recebíamos pontos para distribuir entre os atributos de Força, Destreza, Inteligência e Vitalidade.

ATRIBUTOS BÁSICOS

No Diablo III, não é necessário distribuir pontos de atributo nos níveis iniciais do jogo. Há medida que o seu personagem ganhar níveis de experiência normal (entre o 1 e o 70, que atualmente é o máximo) os pontos básicos já são automaticamente atribuídos de acordo com a classe. São eles:

stats

  • Força: O atributo principal para Bárbaros e Cruzados. A Força aumenta o dano causado pelo Bárbaro e o Cruzado e aumenta a Armadura de todas as classes.
  • Destreza: O atributo principal para Caçadores de Demônio e Monges. A Destreza aumenta o dano causado por Caçadores de Demônio e Monges e aumenta a Armadura de todas as classes.
  • Inteligência: O atributo principal para Feiticeiros e Arcanistas. A Inteligência aumenta o dano causado por Feiticeiros e Arcanistas, e aumenta a Resistência de todas as classes.
  • Vitalidade: Aumenta a Vida, a quantidade total de dano que você pode receber antes de morrer.
  • Robustez: A quantidade de dano que você pode receber dos ataques inimigos, derivado dos seus valores em Vida, Armadura, Resistências e Esquiva.
  • Dano: Indica a média de dano por segundo que você causa com seus ataques. Este atributo é derivado das armas que você está usando, dos seus atributos principais, velocidade de ataque e chance de acerto crítico.
  • Recuperação: A quantidade de Vida que você recupera por segundo. Sua taxa de recuperação incorpora vida restaurada por ataques, bônus de Globos de Vida, ou regeneração de Vida por Segundo constante.

ATRIBUTOS DE EXCELÊNCIA

Ao chegar no nível máximo de pontinhos normais, o seu personagem começa a receber os famosos pontos de Excelência e aí começa a treta, pq a ordem de distribuição deles vai estar diretamente ligada às suas escolhas de como brincar com o seu boneco (traduzindo: sua build). Daí você saiu da minguada situação de não ter um pontinho sobre o qual opinar e passa a ter, ao todo 16 possibilidades de escolha, quatro pra cada pontinho de excelência que você suadamente garimpar.

Pra quem está chegando agora na brincadeira, os pontos de excelência são conferidos após você chegar ao nível máximo e eles vão se acumulando à medida que você ganha mais experiência. Um detalhe sobre eles é que eles são infinitos e para cada pontinho de excelência que receber, você terá, a princípio, quatro possibilidades de atributos para distribuí-los por tipo de natureza: Atributo (juro que não entendo por qual motivo traduziram “CORE” dessa forma! Vamos entender como “principal”), Ataque, Defesa e Utilidade. Outro aspecto importante, é que a sua quantidade de pontos é compartilhada entre os personagens de um mesmo modo (non-season softcore, non-season hardcore, season softcore e season hardcore), mas a distribuição dos pontos de atributos é particular de cada personagem.

Atributo

  • São focados em atributos básicos, porém fundamentais para o seu personagem. São eles: Atributo primário da classe (força, destreza ou inteligência), Vitalidade, Velocidade de Movimento e Aumento de Recurso Máximo de Classe (no caso do Caçador de Demônios, que usa dois recursos, o recurso em questão é o Ódio). Os dois primeiros atributos dessa aba não possuem limites de pontos a atribuir, para os demais há o limite máximo de 50 pontos.

Ataque

  • São focados em atributos que auxiliam o seu dano e aumentam sua eficiência de abates. São: Velocidade de Ataque, Redução do Tempo de Recarga das Habilidades, Chance de Acerto Crítico e Dano de Acerto Crítico. Cada atributo dessa aba suporta um limite máximo de 50 pontos.

Defesa

  • São focados em ajudar o seu personagem a permanecer vivo ^^. São eles: Aumento % de Vida, Aumento % de Armadura, Resistência a todos os Elementos e Regeneração de Vida por segundo. Cada atributo dessa aba suporta um limite máximo de 50 pontos.

Utilidade

  • São mais focados em favorecer alguns aspectos da sua estratégia de jogo. São eles: Dano em Área, Redução de Custo de Recurso, Vida por Acerto e Chance de achar Ouro. Eu particularmente acho esse último bem sem utilidade, se fosse pelo menos “chance de achar ouro e itens mágicos” até valia a pena. Cada atributo dessa aba suporta um limite máximo de 50 pontos.

Quando você ganha seu 1º ponto de excelência o jogo vai te deixar escolher entre os atributos da aba Atributo, quando você ganhar o seu 2º ponto você poderá escolher na aba Ataque, o seu 3º ponto na aba Defesa, o seu 4º ponto na aba Utilidade e assim sucessivamente até que todas as demais abas estejam cheias e você consiga colocar pontos somente no atributo primário e em vitalidade. Em outras palavras, quando sua excelência chegar a 800.

Para potencializar qualquer atributo ou habilidade específica, é bom sempre contar com a ajuda de itens poderosos e gemas upadas. Fazem a diferença! Significa dizer que é possível ter, por exemplo, bônus de velocidade de ataque, mesmo sem possuir pontos de excelência, basta que você possua e equipe um item mágico que forneça esse atributo.

Já fazem dois anos da implementação desse sistema e desde então temos pessoas com tantos pontos de excelência que alguns jogadores concordam com a ideia de haver novos atributos possíveis após atingir 800 pontos de excelência. Em alguns sites e fóruns é possível inclusive encontrar algumas sugestões criativas. Até já falamos sobre isso aqui.

Eu vou indo!

A gente se esbarra em Santuário, Nefalem!